top of page

AKAI 910
Publicado em 11 de maio de 2026

Após um tempo focado nas máquinas mecânicas, retomei o trabalho com os valvulados para dar vida nova a esse gravador Akai 910. Esse é um daqueles modelos difíceis de encontrar informações na internet. O esquema eletrônico está disponível aqui no Electronica PT, mas para além disso não encontrei nenhuma outra documentação sobre o gravador.

Assim como boa parte dos gravadores valvulados Akai, é bem provável que esse modelo tenha sido lançado nos anos 1960. Por ser um gravador mono e ter um circuito com topologia semelhante ao Deluxe e o 707, acredito que o 910 foi lançado no começo da década.

A restauração envolveu uma revisão completa da parte eletrônica, mecânica e a renovação do acabamento.

Comecei o trabalho fazendo uma limpeza geral do circuito eletrônico, usando um pincel com álcool isopropílico e limpa contato nas chaves e potenciômetros. Em seguida realizei a troca dos capacitores a óleo e eletrolíticos, que podem ser uma fonte de problema com a deterioração causada pelo tempo.

 

Acabei trocando também o capacitor do motor, que estava com um aspecto ruim e apresentava sinas de adaptações antigas. Instalei um capacitor de motor de 2.0uF/400V da marca EPCOS.

Seguindo para a parte mecânica, desmontei todas as peças, inclusive o motor, para fazer uma limpeza e remoção da lubrificação antiga. O chassi do mecanismo estava bastante enferrujado nas laterais e a exposição à umidade também provocou a deterioração completa das peças responsáveis pelo acionamento do transporte do carretel. Essas peças são comumente fabricadas de uma liga metálica de baixa fusão e não possuem boa resistência e durabilidade. 

A remoção da ferrugem do chassi foi realizada por meio de um lixamento e posterior aplicação de um removedor de ferrugem para eliminar qualquer resquício. Já as peças quebradas tiveram que ser trocadas. Por sorte, eu tinha uma sucata de um Akai Deluxe que possuía peças semelhantes em boas condições.

 

Uma facilidade de trabalhar com os gravadores Akai é que muitos modelos compartilham o mesmo projeto. Inclusive, a correio do motor que utilizei nesse 910 estava sendo vendida para o Akai 4000DS, mas funcionou perfeitamente.

akai 910 circuito
akai 910 circuito recap
akai 910 restauração restoration
akai 910 restauração restoration
akai 910 restauração restoration

Com a parte eletrônica revisada e o mecanismo limpo e lubrificado foi possível realizar os primeiros testes. Liguei o gravador e nenhum problema aparente. O motor rodava suave e acionando as alavancas o mecanismo funcionou corretamente. Então coloquei uma fita e testei a reprodução e a gravação, tudo funcionou perfeitamente. Inclusive o VU, que assim como em outros modelos, só atua durante o processo de gravação.

Agora faltava apenas renovar o acabamento para dar vida nova ao gravador. Desmontei toda a maleta para trocar o revestimento e fazer a limpeza e polimento dos fechos metálicos. Contando com a parceria de sempre do Álvaro da AMS Custom Cases, a maleta foi revestida com um courvin tolex na cor cinza. 

Para acompanhar o novo acabamento, realizei a pintura das grades e da portinha do comportamento do cabo de energia. Removi completamente a tinta antiga e apliquei uma tinta duco cinza acetinada.

Como o gravador estava ficando com aspecto de novo, decidi trocar a tela do alto-falante que estava amassada e manchada. Encontrei no Mercado Livre um anúncio de chapas de metais produzidas para serem usadas como telas de caixas acústicas. Não havia um padrão de furo idêntico à tela original, mas achei um padrão muito interessante com furos oblongos. Fiz a encomenda nas medidas aproximadas e esperei alguns dias até chegar.

Com a tela em mãos, fiz os ajustes no tamanho, arredondando as laterais para encaixar perfeitamente na maleta. Realizei também o polimento da peça e apliquei um verniz para criar uma proteção. Coloquei um tecido preto ortofônico entre o alto-falante e a tela para evitar a entrada de sujeira. Fixei a tela na base do alto-falante com auxílio de parafusos. Não ficou exatamente como o original, mas confesso que achei o resultado mais bonito. 

Para finalizar faltava apenas o painel frontal do mecanismo e do amplificador. Como as peças estavam muito bem conservadas, apenas uma limpeza foi suficiente. Surpreendentemente o rolo pressor também estava com a borracha conservada, então não foi preciso trocá-lo. Caso fosse necessário, um caminho seria adaptar um rolo pressor da série 4000DS. 

Com tudo pronto e montado, iniciei os testes finais. Esse gravador tem duas velocidades: 3 ¾" e 7 ½". A troca de velociade é feita com a inserção da bucha no capstan. Realizei a gravação de algumas músicas para experientar o gravador, selecionei para o vídeo abaixo a música O Ôvo, que foi lançada no LP do Quarteto Novo, em 1967. ​​

© 2026, Marcelo Sgrilli.

bottom of page