CENTRAL DE EFEITOS ESPECIAIS PARA VOZ
Publicado em 10 de abril de 2021




Esse projeto foi desenvolvido pelo Marcelo Muniz, o mesmo criador da Máquina de Fazer Ping. A montagem da central de efeitos aconteceu durante uma oficina realizada no SESC 24 de Maio, no começo de 2020.
A oficina fez parte de uma série de atividades chamadas Prop-a-Porter, que tiveram como objetivo a criação de objetos de cenas (props), que os participantes poderiam usar em futuras produções audiovisuais caseiras, ou de baixo orçamento.
A Central de Efeitos Especiais Para Voz entra nessa jogada por ser uma máquina construída a partir de um sistema de áudio digital de baixa resolução, que produz uma sonoridade que lembra antigas produções audiovisuais de meados dos anos 1980.
A central é capaz de alterar as frequências da voz, subindo e descendo a tonalidade (picth shifter), além de possuir efeito de vibrato e voz de robô. Essas modulações são obtidas a partir de um circuito integrado criado especificamente para essa finalidade, o HT8950. Produzido pela empresa HOLTEK, o CI possuí um amplificador integrado, conversor AD/DA de 8 bits, osciladores e memória interna. Para quem tiver interesse em montar algo semelhante, no próprio datasheet do HT8950 existem sugestões de configurações para o usar o circuito integrado. Clique aqui para baixar.