TELEJOGO PUNK CONSOLE
Publicado em 10 de abril de 2021




Para quem nunca ouviu falar, o Telejogo é um videogame da primeira geração desses aparelhos, foi lançado no Brasil pela empresa Philco Ford, em meados dos anos 1977. A primeira versão do Telejogo vinha com três jogos: Futebol, Tênis e Paredão. Todos os três eram baseados naquele formato de jogo tipo Pong, em que o jogador movimenta barras verticais para rebater uma bolinha.
Mas por que Telejogo Punk Console? Bom, é aí que de fato começa a história dessa traquitana sonora. Há muitos anos atrás eu comprei esse Telejogo na esperança de viver essa experiência dos primórdios dos videogames. Apesar da pessoa que me vendeu o aparelho ter garantido o funcionamento, para minha decepção ele não funcionava.
Tentei consertar o videogame, mas não tive sucesso. Acabei levando para um técnico especialista, que descobriu que o chip MM57100N, o cérebro do videogame, estava queimado. Procurei pelo chip e não o encontrei, nem mesmo sucatas com valor acessível que eu pudesse retirar a peça. Cheguei à conclusão que seria mais fácil procurar um Telejogo funcionando do que tentar consertar esse. E assim o videogame acabou virando uma peça de decoração aqui em casa.
Certo dia soube da existência de uma tal máquina chamada Atari Punk Console, um sintetizador que produzia uma sonoridade que lembrava os videogames antigos e justamente por isso levava Atari no nome. Com essa descoberta na cabeça tive uma ideia: montar o circuito do Atari Punk Console dentro do Telejogo quebrado para fazer nascer: o Telejogo Punk Console!
Talvez você leitor esperava uma história mais emocionante quando começou esse texto, mas sinto em dizer que é somente isso a história do Telejogo Punk Console. Mas não desista, vou dar mais detalhes da montagem dessa traquitana.
O Atari Punk Console é baseado em um projeto do Forrest Mims, o Stepped-Tone-Generator, um oscilador de áudio montado a partir do CI 556 (ou dois 555). O Forrest Mims publicou esse circuito em meados dos anos 1980, em um livro dedicado à diferentes circuitos montados a partir do CI 555. O livro é o "Engineer's Mini-Notebook - 555 Circuits”.
O Stepped-Tone-Generator do Mims passou a ser conhecido por Atari Punk Console depois da publicação do circuito pelo Kaustic Machines, que fez uma modificação substituindo o alto-falante por uma saída de áudio em nível de linha.





Na minha montagem optei por um esquema misto, usei a modificação proposta no Kaustic Machine para ter uma saída de áudio, mas também instalei internamente um circuito amplificador ligado a um pequeno alto-falante, permitindo brincar com a máquina sem a necessidade de ligá-la em um amplificador externo. Montei o amplificador a partir de um circuito bastante simples que usa um LM386. Usei como referência este artigo publicado no site do Newton Braga. Uma dica do amigo Marcelo Muniz.
Além do sintetizador e do amplificador, acrescentei no Telejogo Punk Console mais três circuitos para adicionar mais efeitos na brincadeira: filtro, LFO e delay. Na verdade, aproveitei minha experiência com montagem de pedais de efeitos e recorri a três projetos que já conhecia: DOD EF 440, o Tremulus Lune e o Rebote 2.5 Delay.
O DOD EF 440 é um envelope filter que eu havia montado há um bom tempo atrás a partir do projeto disponibilizado aqui no General Guitar Gadgets. Como já estava montado, decidi usar esse circuito para fazer o papel de filtro do sintetizador. O interessante de usar esse circuito é que além dos cortes de frequência ele também gera aquele “quacky” característico de um envelope filter.
Na montagem do Tremulus Lune usei o projeto disponível aqui no Tonepad. A ideia foi usar o efeito tremolo para fazer as vezes do LFO (Low Frequency Oscilator). Mas o circuito do Tremulus Lune não modula em frequências tão baixas a ponto de gerar pulsações muito lentas. Mas por outro lado o tremolo possuí uma série de controles que pode acrescentar sonoridades interessantes. Na minha montagem, por questão de espaço no painel do Telejogo, instalei somente o controle de velocidade e espaço das pulsações. Os outros controles mantive na parte interna com ajustes por meio de trimpots.
Por fim, o acréscimo do delay deu o toque final para o sintetizador, trazendo ainda mais possibilidades sonoras na traquitana. Para montar o delay usei o projeto do Rebote 2.5 Delay disponível aqui no Tonepad. A partir da inserção do delay no conjunto, notei que para conseguir “brincar” mais com as repetições seria necessário ter a possibilidade de interromper momentaneamente o som do sintetizador.
Porque se o som for sempre constante, as repetições geradas pelo delay acabam sendo “encobertas” e ficando pouco perceptíveis. Uma solução simples foi inserir um interruptor na saída de sinal do sintetizador, permitindo ligar e desligar o som. Fiz isso usando uma chave sem trava que ao ser pulsada permite cortar momentaneamente o som produzido pelo sintetizador.
Em relação a montagem de toda a “parafernalha” dentro do Telejogo, optei por fazer os circuitos em módulos, ou seja, cada circuito em uma placa separada. Apesar da parte interna do Telejogo ser relativamente espaçosa, fiquei com receio de ter problemas para acomodar uma única placa grande dentro dele. Outra vantagem de montar as placas separadamente é a maior flexibilidade de alterar o projeto a qualquer momento, retirando e adicionando elementos.
Uma coisa legal foi a possibilidade de aproveitar as chaves originais do videogame para fazer o liga e desliga dos três efeitos. Inicialmente eu também havia conseguido aproveitar os potenciômetros originais do Telejogo para controlar a oscilação do sintetizador, ambos eram de 500k. No entanto, no processo de testes eles começaram a falhar e para evitar manutenções futuras coloquei dois novos no lugar.